Mesmo nos tempos de GTA 5 Online, os mods de GTA San Andreas continuam em alta

Enquanto o GTA 5 Online comanda a cena dos games, as enormes comunidades de modders e players de PC se recusam a deixar os mods de GTA SAMP morrerem. 



Antes da Rockstar Games ter lançado o novo GTA da época em Los Santos e isso ter virado uma febre com o GTA Online em 2013, muitos jogadores de PC já traziam uma loucura diferenciada para San Andreas de antemão, graças as modificações que iam muito além da nossa imaginação.

Os fãs de GTA de longa data podem se lembrar  ou até continuarem jogando  os diversos servidores cheios ou não de modificações no San Andreas Multiplayer (SA-MP) e no Multi Theft Auto (MTA). De alguma forma, depois de todos esses anos e contra todas as previsões, os servidores de GTA San Andreas Online continuam fortes e ganhando milhares de jogadores todos os meses  no ano passado, aproximadamente 4 mil servidores no SA:MP estavam ativos, com uma média de 25 a 40 mil jogadores online simultaneamente. Já no MTA, o número de players ficou por volta de 25 mil jogadores online em 1.246 servidores públicos até o momento da escrita desse texto (Abril de 2021).

Hoje, com a chegada do GTA SA Mobile, o número de jogadores e servidores aumentaram ainda mais.

Esses números são muito surpreendentes quando consideramos que o GTA 5 Online, a melhor alternativa e com maior investimento pela Rockstar, está na ativa há quase uma década, tornando-se cada vez maior e mais desenvolvida a cada update de conteúdo.

   Está um caos nas ruas de Los Santos – atenção total!

Para fins de pesquisa (e porque eu estava me sentindo um pouco nostálgico), eu resolvi abrir o SAMP no começo desse mês. Para minha surpresa, as estatísticas de players e servidores online não mudaram muito desde os levantamentos do ano passado. Embora eu estava jogando no final de semana, onde geralmente são os dias que as pessoas mais jogam, foi incrível ver diversos tipos de servidores como roleplay, free-roam, DM, RPG, dentre outros, lotados de jogadores que se recusam a migrar para jogos mais atuais.

E não é difícil entender o porque: existe uma atmosfera única e um caos intrínseco no SAMP e no MTA que não podem ser replicada na atmosfera do GTA 5 Online. Nós conhecemos muito bem os mods feito pelos jogadores que se tornaram uma grande febre  tanto no San Andreas Multiplayer e Online  e o mundo aberto de San Andreas tem sido o playground perfeito para os jogadores e modders que possuem um bom tempo livre.

   Licença que estou voltando pra San Andreas, ok?

Mesmo depois de 15 anos ou mais, o SA:MP e MTA estão longe de serem uma experiência robusta; essas modificações são instáveis, as vezes com bugs; problemas de conexão nos servidores são comuns, e a qualidade da sua jogatina depende muito dos servidores que você escolhe pra jogar. Todavia, é difícil encontrar mods tão criativos quanto aquelas que uma equipe "não profissional" e "desorganizada" – e literalmente qualquer player que queira ajudar – criaram lentamente mas constantemente ao longo dos anos. É muito amor por esse game.

San Andreas pode estar explodindo em muitos computadores quando um daqueles servidores de stunt lotados de modificações, rampas e mapas carregam, mas centenas de jogadores estão tendo ótimos momentos, batendo uns nos outros e procurando formas de fazer manobras radicais. Eles podem estar com lag em todos os lugares, mas isso tudo faz parte do charme do San Andreas online.

Uma outra chave para o longo sucesso do SA-MP e MTA é como os desenvolvedores incentivaram – e até apoiaram – o roleplay uma vez que a comunidade começou a criar servidores bastante complexos com um conjunto de regras e comandos personalizados. Se você é familiarizado com os servidores de roleplay do GTA 5 Online que ficaram famosos muito graças aos streamers e youtubers, você deveria observar a origem disso tudo. Aos olhos de alguns players, o começo disso tudo é melhor que o final.

   GTA roleplay? Tudo começou aqui.

Inclusive, alguns "jogadores raízes" de roleplay dizem preferir muito mais esse modo de jogo no San Andreas do que no GTA 5 Online, mesmo com o novo GTA sendo bastante desenvolvido e contando com sistemas que até facilitem o roleplay, como o chat via voz, por exemplo. Para esses jogadores, a atmosfera do GTA:SA permite uma jogatina muito mais próxima à da vida real, e com o uso do chat para descrever ações do personagem, o cenário interpretativo do roleplay se torna muito mais rico do que no novo GTA. Há quem diga que roleplay de verdade é apenas no San Andreas Online, porque no FIVE M os servidores de roleplay são mais na base da "zoeira" e da bagunça, se assemelhando mais à um RPG do que o RP. 

Nós tentamos encontrar os desenvolvedores do SA:MP e do MTA, mas eles não foram muito comunicativos. Afinal, as maiores mentes por trás desses jogos vieram e seguiram em frente, e poucos dos desenvolvedores originais (que provavelmente seguiram em frente com suas vidas e trabalhos) continuam melhorando o código e recolocando outras ideias em prática. Quando você observa o estado atual de ambos os mods, a estrutura de trabalho não é nem um pouco centralizada. Curiosamente, isso está se mostrando bastante eficaz, pois permite uma tamanha liberdade de criação onde a criatividade não tem limite.

Não é difícil entrar em um canal de Discord "oficial" ou fórum de algum servidor (ainda existem muitos deles) e conversar com moderadores e veteranos que podem indicar uma nova direção na sua jogatina. Procure a fundo e você encontrará muitos becos sem saída. São muitos tipos de servidores diferentes em que você pode gastar horas e horas de jogo. As coisas ficam mais engraçadas e fascinantes quando você se pergunta quem está no comando disso tudo, já que ninguém sabe ao certo. É o poder para o povo, eu acho.



No entanto, podemos criar uma linha do tempo bastante confiável de eventos para ambas as modificações. No caso do SA-MP, esse mod revolucionário nasceu do progresso do Vice City Multiplayer, lançado em Abril de 2005. Depois de uma versão beta pública, o desenvolvedor líder conhecido como "kyeman" (posteriormente como Kalcor) e sua equipe passaram a trabalhar em San Andreas enquanto outro grupo de desenvolvedores ficou com o VC-MP – essa modificação também se provou ser bem sucedida, mas inevitavelmente foi ofuscada pelo GTA maior. 

O trabalho no SA-MP avançou rapidamente, apesar das dificuldades introduzidas pelo mundo muito maior de San Andreas. Afinal, o SA-MP estava sendo construído sobre a estrutura do VC-MP, então grande parte do código era o mesmo. O primeiro lançamento jogável foi lançado em Maio de 2006, embora uma versão estável só chegou em 20 de Junho de 2007. Quando o SA-MP 0.2 foi oficialmente lançado, ferramentas foram liberadas para os modders e players criarem novos mods e servidores personalizados.

   Mais de 300 pessoas em um sever. Vale a pena, dane-se o lag!

Sem surpresas, cheats e hacks chegaram logo depois, e após o lançamento do 0.2, a equipe do SA-MP quase desistiu porque não tinha força e habilidade para lidar com essas pessoas que só queriam acabar com San Andreas. Em menos de um dia, no entanto, uma enorme petição online deu a eles força suficiente para acabar com os cheaters, encerrando o exploit principal e criando um novo sistema anti-cheater integrado. Foi um esforço impressionante de uma equipe que Kalcor descreveu como "apenas um bando de fãs de GTA que acharam que seria divertido jogar GTA Vice City e San Andreas como um jogo multiplayer". 

O SA-MP continuou a ser aprimorado por anos com atualizações pequenas, mas muito necessárias, entretanto, sua história fica confusa a partir de 2008, com a principal equipe de desenvolvedores frequentemente saindo para retornar apenas dias depois. Na medida em que o trabalho nas modificações progredia, ficou bastante claro que as mentes por trás desse trabalho estavam sobrecarregadas com o sucesso de algo que começou como um projeto experimental – Kalcor finalmente terminou com o SA-MP em 2019. Atualmente, o desenvolvimento é fragmentado na melhor das hipóteses, mas existe uma enorme quantidade de servidores e a comunidade ainda parece uma grande família, sempre aberta para ajudar os recém-chegados. 

    Bem vindo a um mundo caótico, colorido e maluco.

Por outro lado, a história do MTA começou com o GTA 3 antes de passar para o Vice City. Muitos players ficaram surpresos com sua acessibilidade, e essa é uma qualidade que a equipe do MTA manteve nessa transição para o San Andreas. Além disso, a abordagem do MTA sempre foi de código aberto, o que permitiu incorporar novas ideias e melhorias em um ritmo mais rápido do que o SA-MP jamais fez. Até um tempo atrás, uma das principais diferenças do MTA para o SA-MP, era que no MTA é possível os servidores implementem modificações de carros e skins, por exemplo, que sejam vistas por todos os players, sem que ninguém precise instalar os mods. Enquanto que, no SA-MP, as modificações aparecem apenas para o player que as instalou. Mas hoje no SA-MP, já existe servidores que possui esse sistema de modificações em que todos tenham acesso aos mods.

   Você sempre quis jogar um jogo de terror de sobrevivência no GTA? Você está com sorte!


Os servidores de Deathmatch, Roleplay e RPG continuam sendo os destinos preferidos dos jogadores de San Andreas Online, mas é incrível ver mapas totalmente diferentes e modificações malucas, como servidores de sobrevivência em primeira pessoa, rodando em um motor ''obsoleto'' de 2004. 

Enquanto aguardamos ansiosamente pelo GTA 6, não devemos esquecer o passado multiplayer não oficial dessa franquia. Olhando para alguns dos mods bastante livres criados nesses últimos anos, fica claro que a Rockstar aprendeu muito com tudo isso. E – com o cenário parecendo mais feliz e saudável do que nunca em 2023 – talvez a empresa vai continuar com isso também.

Há quem diga que o GTA:SA online ficará eternizado na história dos games onlines. Enquanto existir servidores online no SA-MP e o MTA, tudo indica que terá players jogando. Não é o jogo mais realista, com os melhores gráficos (embora as modificações possam deixá-las assim), com a melhor jogabilidade, mas foi um jogo que acabou ficando nas mãos dos players e foram os players que revitalizaram o nosso querido GTA San Andreas.


Texto traduzido do portal VG247 e adaptado pela equipe do DATP MODS em Janeiro de 2023.

Postar um comentário

0 Comentários